Como comprar com segurança pela internet?

Tempo de leitura: 4 minutos

Já titubeou na hora de comprar virtualmente? Saiba como comprar com segurança pela internet e adquirir aquilo que você quer sem dores de cabeça!

Hoje podemos fazer compras com muita facilidade por meio da internet, não é verdade? Todos os pedidos podem ser realizados com apenas alguns cliques e os produtos podem ser recebidos no conforto das nossas casas. Além disso, podemos pesquisar preços e evitar o estresse com filas e lojas lotadas.

Entretanto, é muito importante tomar alguns cuidados para que a sua compra pela internet não se transforme em um verdadeiro pesadelo. Existem muitas formas de verificar se o site que você está utilizando é confiável e costuma cumprir com os seus compromissos. Essa é sem dúvidas a melhor maneira de evitar cair em golpes e até mesmo ter seus dados roubados por hackers.

Procure sites confiáveis

Evite comprar em lojas desconhecidas. Procure indicações de pessoas da família e amigos e priorize aqueles estabelecimentos que já  possuem um público consolidado para as compras online.

Sites seguros

Antes de efetuar uma compra pela internet observe se existe um ícone com o desenho de um cadeado na página do site. Esse ícone pode ser encontrado na parte inferior do seu navegador. Caso não encontre o “cadeadinho” não finalize a compra e procure outras opções de site para efetuar a sua compra.

Canais para atendimento

Antes de finalizar a compra não esqueça também de verificar se a loja disponibiliza um canal de comunicação em caso de alguma dúvida ou necessidade de troca do produto. Essa forma de comunicação pode ser feito por meio de chat, telefone ou email. Veja também se o site fornece informações como endereço, CNPJ e demais dados importantes de identificação. Caso não apresente essas informações fique de olho e desconfie!

Pesquise sobre o site

Você conhece o site Reclame Aqui? Saiba que essa página é uma excelente forma de descobrir a reputação da loja virtual que você está fazendo compra é positiva. O site disponibiliza uma plataforma para os clientes avaliarem  as empresas após efetuar uma compra.

Outra alternativa é checar junto aos órgãos de proteção ao consumidor (como o PROCON) se existe alguma queixa contra o site que você deseja comprar.

Preço baixo às vezes é cilada

Sempre desconfie de preços muito baixos e que divergem muito dos oferecidos em outros sites que também comercializam o mesmo produto. Como diz o ditado: “Às vezes o barato sai caro”  e essas lojas podem oferecer ofertas que não correspondem com a qualidade do produto.

Cuidado com os dados de cartão

A maior parte das transações realizadas pela internet é feita com cartões de débito e crédito. Dessa forma, tome muito cuidado com as suas informações De forma geral, as lojas virtuais não pedem senhas do cartão e costumam  apenas solicitar o número do cartão e o código de segurança.

Fique atento e não caia em golpes. Priorize utilizar computadores confiáveis e com antivírus atualizado para efetuar as compras. Procure evitar a utilização de computadores público (como em lan houses).

Tomando essas precauções você poderá evitar alguns problemas como o roubo de dados e uso indevido do seu cartão.

Não se esqueça do antivírus

Os antivírus são fundamentais para que as compras sejam feitas em ambientes seguros. Assim, não descuide e procure deixar sua máquina sempre atualizada. O programa poderá fazer uma busca detalhada e identificar se existem tentativas de invasão ao seu computador.

Se ainda assim surgir alguma dúvida, não esqueça de checar as condições de contratação do serviço ou produto. Todas as lojas são obrigadas a disponibilizar essas informações e você deve guardá-las para assegurar que algum problema posterior possa ser resolvido. As compras pela internet também costuma gerar um número de protocolo, que deve ser guardado para resguardar a sua transação.

Você sabia que o consumidor tem direito de desistir da compra no prazo de 7 dias? A loja deve informar de forma clara as condições para que os clientes possam realizar essa desistência. Fique sempre atento aos prazos de reclamação, entrega e devolução dos produtos.

Gostou das informações? Compartilhe conosco a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *